Corpo e Mente

8 nutrientes essenciais para a defesa do organismo

Não é novidade que o corpo humano precisa seguir os mandamentos de uma alimentação balanceada para funcionar de forma saudável, mas, quando o assunto é imunidade, é ainda mais necessário dar um pouco mais de atenção às dietas mais eficazes. Defensor do nosso organismo contra todos os tipos de corpos estranhos, o sistema imunológico precisa estar devidamente “munido” contra esses invasores e, para isso acontecer, alguns nutrientes são indispensáveis para essa função protetora.

Carboidratos: São as fonte de energia mais rápida e podem ser encontrados, de forma mais saudável, em batatas (doce, inglesa), mandioca, mandioquinha, inhame, cará, pães integrais, tapioca, entre outros.

Gorduras insaturadas: melhoram a resposta imune do organismo frente aos agressores – peixes com ômega 3 (sardinha, truta, linguado, atum, namorado, salmão), umas 2 a 3 vezes por semana; óleos vegetais como milho, soja, oliva, e oleaginosas (castanhas em geral, nozes, amêndoas).

Vitamina A: atua no desenvolvimento das células brancas do sangue (linfócitos) e como antioxidante, tendo efeito também protetor. Pode ser encontrada em frutas e vegetais de cores amareladas e alaranjadas, como abóbora, cenoura, manga, goiaba, em óleos de dendê e buriti, no fígado, gema de ovo, leite e seus derivados.

Vitamina C: é a vitamina da imunidade, suas fontes são as frutas ácidas como laranja, limão, maracujá, kiwi, acerola, morango, goiaba, entre outras.

Vitamina E: é um poderoso antioxidante, é encontrada em óleos vegetais como milho, soja, oliva e oleaginosas (castanhas em geral, nozes, amêndoas).

Probióticos: eles impedem a proliferação de organismos maléficos no organismo e aumentam os benéficos. São encontrados no leite fermentado, iogurtes ou suplementos em pó.

Arginina: aumenta a atividade dos linfócitos e macrófagos, e é facilmente encontrada nos queijos, iogurte, feijão, uva-passa, castanhas, nozes, avelãs, milho, cacau e aveia.

Glutamina: é quem fornece energia diretamente para as células do sistema imunológico. Está presente em alimentos como carnes, peixes, ovos, iogurte, leite, queijo, feijão, ervilha, repolho, beterraba, espinafre, couve, salsa.

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/8-nutrientes-essenciais-para-a-defesa-do-organismo_a1725/1

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