Entretenimento

Cinema e histórias de superação

A arte imita a vida. Constantemente em obras cinematográficas, baseadas ou não em fatos, nos deparamos com grandes dramas de superação. O ser humano se identifica com o arquétipo do personagem que vai até o limite para alcançar seus sonhos/objetivos, e que podem contribuir, através de suas conquistas, de forma relevante para a sociedade.

Abaixo, indicamos 3 filmes com histórias motivacionais, que inspiraram roteiristas, desafiaram atores e foram aclamados pela crítica.

1 – Uma Mente Brilhante (2002, Dir. Ron Howard)

Uma Mente Brilhante conta a história de John Forbes Nash Jr., um matemático que revolucionou a Economia na década de 40. Diagnosticado com esquizofrenia anos depois, Nash, utilizando o auto condicionamento, travou uma batalha contra a doença, e sua luta resultou no recebimento do prêmio Nobel de Economia em 1994.

Uma mente Brilhante recebeu o Oscar de Melhor Filme em 2002.

2 – Meu Pé Esquerdo (1990, Dir. Jim Sheridan)

Meu Pé Esquerdo é a cinebiografia de Christy Brown, um irlandês de família humilde, que nasceu com paralisia cerebral e, apesar de tetraplégico, demonstrou controle no pé esquerdo. Na infância, Christy começou a escrever com um giz, formando suas primeiras palavras no chão de sua casa, durante os anos seguintes, utilizando apenas seu pé esquerdo, se tornou um conhecido pintor, autor e poeta.

Daniel Day-Lewis, conhecido ator de método, permanecia na cadeira de rodas mesmo durante os intervalos das filmagens e quebrou duas costelas ao realizar esse esforço. Daniel venceu seu primeiro Oscar de melhor ator interpretando Christy Brown.

3 – Carruagens de Fogo (1981, Dir. Hugh Hudson)

O filme conta a história dos corredores britânicos Harold Abrahams e Eric Liddell. Abrahams é filho de imigrantes judeus e Lidell é um protestante com origem escocesa. Ambos tem a intenção de disputar as Olimpíadas de Paris em 1924, mas possuem métodos diferentes de preparação. Enquanto Lidell se vale pelo talento natural e muito esforço, enquanto Abrahams, filho de um judeu rico, contrata um treinador. Tudo ocorre bem, até que uma das eliminatórias de Lidell foi marcada para o domingo, dia santo para ele, que se recusa a correr. Diante dessa situação, é oferecida a Lidell uma vaga na prova de 400m. Ele aceita e sai vencedor, e Abrahams também. A partir disso, os dois passam a integrar a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

Carruagens de Fogo recebeu o Oscar de melhor filme em 1982.

Por Israel Ferrão

Veja também

Corpo e Mente

Entretenimento e saúde na quarentena

Dicas

5 eBooks disponíveis gratuitamente na Amazon

Entretenimento

10 filmes disponíveis gratuitamente no Youtube

Dicas

Coronavírus: 6 dicas da OMS para controlar o estresse e a ansiedade

Entretenimento

O Nariz – Um conto que você precisa conhecer!