Entretenimento

4 Documentários para assistir e refletir

Os documentários têm como objetivo explorar e interpretar elementos da realidade para, assim, transformar esses fatos em conteúdo audiovisual. Nos filmes documentais, captamos a visão do documentarista e refletimos sobre o que a obra quer dizer, ampliando nossa visão acerca de diversos objetos de análises.

Nessa matéria, selecionamos quatro documentários aclamados pela crítica para você assistir e refletir!

Hearts and Minds (EUA, 1974, Dir. Peter Davis)

Os Estados Unidos ainda não haviam desistido oficialmente da Guerra do Vietnã quando o documentário Corações e Mentes foi produzido, em 1974. O resultado devastador dos combates estava recente para americanos e vietnamitas quando imagens colhidas para o filme invadiram as telas de cinema no ano seguinte, causando diferentes reações no público da época. Para alguns, maior ainda foi o espanto quando o longa arrebatou o Oscar em sua categoria naquele ano.

Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/cinema/sinopse/coracoes-e-mentes

Imagens do Inconsciente (Brasil, 1988, Dir. Leon Hirszman)

São três artistas. Três histórias de vida. Três casos clínicos. Uma trilogia em que o realizador procurou “uma linguagem cinematográfica que permitisse narrar os filmes a partir dos próprios trabalhos pintados pelos artistas”, no serviço de terapia ocupacional e reabilitação criado em 1946 pela dra. Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Pedro II. São pinturas, desenhos e modelagens que “expressam o mundo interior de três artistas”, Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis.

Fonte: http://canalcurta.tv.br/series/serie.aspx?serieId=586

Cabra Marcado Para Morrer (Brasil, 1984, Dir. Eduardo Coutinho)

Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-17609/

Cabra Marcado para Morrer foi eleito o melhor documentário brasileiro de todos os tempos pela ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Humano – Uma viagem pela vida (França, 2015, Dir. Yann Arthus-Bertrand)

Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem nós somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como indivíduos. Através das guerras, descriminações e desigualdades, confrontamos a realidade que também contempla discursos de solidariedade. Uma reflexão do futuro que queremos para nós, seres humanos, e o planeta.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-238374/

Por Israel Ferrão

Veja também

Entretenimento

O Nariz – Um conto que você precisa conhecer!

Educação

Nem tudo que reluz é ouro. Cuidado com as capas de revistas e seus rankings de fundos

Dicas

5 dicas para estimular o bom humor no ambiente de trabalho

Educação

Como economizar na compra dos materiais escolares