Entretenimento

5 Clássicos da literatura que todos deveriam ler… ou reler

Existem obras literárias que por conta de sua popularidade, deixam a sensação que já foram lidas por todos. Afinal, por que ler um livro que todo mundo já sabe o final? De tanto ouvirmos falar sobre as obras e ter contato com referências delas no cinema, teatro, artes visuais e música, nos tornamos íntimos das mesmas.

Quem não conhece o ingênuo e engenhoso Fidalgo Dom Quixote De La Mancha e suas batalhas travadas contra os moinhos de vento que ele enxergava como gigantes; a saga de Dante, Vírgilio e Beatriz nas três partes da Comédia, que depois viria a se tornar a Divina Comédia de Dante; e a ambiguidade misteriosa de Capitu, em Dom Casmurro?

O que faz uma obra ser alçada ao patamar de clássico? Alguns livros, com o passar dos anos, décadas ou até séculos, permanecem como referências em determinados gêneros ou até mesmo em termos universais. São esses os chamados clássicos, tal como uma ária de Bach, um concerto de Villa-Lobos ou um quadro de Van Gogh, obras que atravessam o tempo e são obrigatórias para estudiosos e artistas.

Nessa matéria, foram escolhidas cinco obras que estão entre as mais lidas e influentes da literatura em todos os tempos. Clique nos ícones, abaixo, para conhecer mais sobre esses clássicos:

Dom Quixote – Manuel de Cervantes 

A Divina Comédia – Dante Alighieri

O Cortiço – Aluísio Azevedo 

Guerra e Paz – Liev Tolstói

Dom Casmurro – Machado de Assis

Não leu nenhuma dessas obras? Ótimo! agora você tem mais cinco grandes e prazerosas experiências para desfrutar.

Por Israel Ferrão

 

 

 

Veja também

Entretenimento

O Nariz – Um conto que você precisa conhecer!

Educação

Nem tudo que reluz é ouro. Cuidado com as capas de revistas e seus rankings de fundos

Dicas

5 dicas para estimular o bom humor no ambiente de trabalho

Educação

Como economizar na compra dos materiais escolares