Dicas

5 dicas para estimular o bom humor no ambiente de trabalho

A rotina da maioria das pessoas é tão recheada de tarefas e desafios que, muitas vezes, parece impossível manter o bom humor diante do trânsito, diversas reuniões, prazos, vida pessoal, filhos, problemas financeiros e tantas outras demandas do dia a dia.

O humor é um dos principais sinalizadores das emoções humanas: quando o indivíduo está emocionalmente equilibrado, ele naturalmente mantém um humor positivo. O contrário também acontece, e problemas emocionais são transmitidos de diversas formas, refletindo inclusive no humor e na saúde.

Quando uma pessoa está desequilibrada emocionalmente, ela se torna mais pessimista, crítica, agressiva e mal-humorada. Com o tempo, esse estado traz perdas na vida pessoal e profissional, pois o mau humor afeta a motivação, a produtividade e as relações interpessoais.

Ambientes de trabalho com clima pesado, em que as pessoas vivem desmotivadas e de mau humor, podem fazer muito mal à saúde física e emocional dos indivíduos, interferindo diretamente na produtividade e no trabalho em equipe.

Nesse contexto, pessoas equilibradas emocionalmente e de bem com a vida são essenciais para levar bom humor ao ambiente de trabalho. Por isso, as empresas buscam cada vez mais profissionais com Inteligência Emocional, que fazem toda a diferença no ambiente e nos resultados alcançados. Confira algumas dicas para manter o bom humor no ambiente do trabalho:

Prepare-se para o dia

Reclamar é a pior forma de começar um dia. Comece agradecendo a oportunidade de mais um dia para fazer o que gosta ou para mudar o que é preciso. Ouça músicas e mensagens que te motivem e, ao chegar no trabalho, sorria, deseje bom dia e abrace as pessoas, espalhando motivação.

Reconheça pontos positivos

A maioria das pessoas está sempre buscando um elogio do chefe, a compreensão do parceiro e o reconhecimento dos outros. Quando não conseguem o que desejam, os indivíduos se sentem frustrados e ficam de mau humor.

Para evitar isso, comece o dia se reconhecendo seu valor e dando a si mesmo tudo o que você anseia dos outros. Olhe no espelho e diga o quanto confia em você, o quanto sente orgulho de suas capacidades e lembre-se de todas as coisas positivas da sua vida.

Desligue-se

Quando sair do trabalho, desligue-se completamente dele. Encontre e faça atividades prazerosas para aproveitar os momentos após o expediente e descarregar a tensão que o trabalho traz, recarregando suas energias para o dia seguinte. Academia, yoga, leitura, culinária, aulas de dança e passeios no parque são algumas opções de atividades que podem trazer prazer e tornar o dia menos estressante.

Seja positivo

Afaste-se de pessoas negativas e que só sabem reclamar e fazer intrigas. Se você é uma dessas pessoas, saiba que é um dos grandes responsáveis por tornar seu ambiente de trabalho ruim e pesado.

Faça o possível para extrair o melhor de cada situação e converse com as pessoas sobre o lado positivo das coisas. Seja um comunicador positivo, interferindo no ambiente e gerando um clima mais calmo.

Tenha controle emocional

Invista no autoconhecimento e na Inteligência Emocional para compreender seus comportamentos e de que forma as suas emoções afetam em seu humor e na sua vida como um todo.

Fonte: http://www.sbie.com.br/blog/5-dicas-para-estimular-o-bom-humor-no-ambiente-de-trabalho/

Veja também

Entretenimento

O Nariz – Um conto que você precisa conhecer!

Educação

Nem tudo que reluz é ouro. Cuidado com as capas de revistas e seus rankings de fundos

Educação

Como economizar na compra dos materiais escolares

Corpo e Mente

Jet Lag Social – Saiba o que é!