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Dicas para escrever melhor no trabalho

Escrever de maneira correta, clara e objetiva tornou-se uma nova preocupação para o profissional que deseja se destacar no mercado. Os e-mails passaram a ser uma das principais ferramentas de comunicação no trabalho. Além deles, textos empresariais como relatórios, atas e contratos não deixaram de existir.

Além de clareza e objetividade, a comunicação depende de coerência e coesão. O primeiro refere-se à harmonia na sequência de ideias apresentadas no texto; o segundo, à conexão entre suas partes através de “palavras ou expressões que estabeleçam a transição de ideias, como pronomes, advérbios e conjunções”.

O uso correto da língua também é fundamental. Grafia, pontuação e concordância devem seguir as regras gramaticais da norma culta. Erros como a separação de sujeito e verbo com uma vírgula demonstram desconhecimento do próprio idioma.

Abaixo, confira três dicas para fazer um melhor uso da linguagem no ambiente de trabalho:

– Revise seu texto e coloque-se no lugar de quem vai lê-lo: Revisar o texto é perceber se a mensagem está clara e será compreendida integralmente por seu interlocutor. Faça um teste. Escreva um e-mail importante, mas deixe para enviá-lo somente no dia seguinte. Ao reler, talvez perceba que o texto está confuso ou que falta alguma informação necessária. Isso acontece porque, quando escrevemos, as ideias estão muito claras em nossa mente. Quando invertemos o papel de emissor para receptor, muitas vezes percebemos que a mensagem está confusa ou incompleta. Por isso, é importante, mais do que reler o texto, mudar o olhar para se colocar no lugar do leitor.

– Não deixe as dúvidas passarem: É comum as pessoas relatarem que, quando se deparam com uma dúvida, mudam a frase para evitar determinada construção. Nesse momento, foi desperdiçada uma grande oportunidade de aprendizado. Quando questionamos a escrita de alguma palavra, o uso de determinada expressão, ou ainda a construção de uma frase, essa é a melhor hora para consultar materiais que temos à mão, tirar nossas dúvidas e nos certificar de que estamos escrevendo de maneira correta.

– Não tenha medo de errar: Arrisque novas formas de escrever seus textos, brinque com as palavras, faça novas construções. Considere o erro como trampolim para o acerto. Ao escrever de forma criativa e inovadora, você cria um estilo próprio de escrita e faz a diferença no universo corporativo.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2015/10/dicas-para-escrever-melhor-no-trabalho.html

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